terça-feira, 8 de agosto de 2017

LITERATURA INFANTIL: indicações Zit


  Texto: Cristino Wapichana
Ilustração: Graça Lima

O livro é preto e vermelho, o nome traz um suspense. O que será que conta essa história? Alguma lenda indígena? Wapichana é o sobrenome do autor...vamos conferir!

Dois meninos, natureza, aventura e muitas ideias: observações e hipóteses que só criança tem, aquele olhar tentando entender o mundo.

Boca da noite? A noite tem boca? Foi uma história que o pai dos meninos contou...um dos deles ficou muito curioso com essa tal boca, dúvidas e perguntas brotavam em sua cabeça, será que ele encontrou alguma resposta?

A narrativa é bem descritiva e envolvente, as ilustrações deixam com que a imaginação extrapole as imagens, principalmente, sobre a tal "boca da noite".


  Texto: Andrea Viviana Taubman, Marcelo Pellegrino, Thiago Taubman Costa
Ilustração: Julio Carvalho

Uma obra para divertir! Uma brincadeira com poesia e folclore! 

O Cafofo do Remelexo parece um lugar de muita dança e música. A cada página poesias rimadas dão vida as ilustrações: saci, boto, curupira, boitatá, bumba meu boi, boi da cara preta, caipora, mula sem cabeça, bicho-papão, cuca, lobisomem...todo sacudindo o corpo! Imagina só uma festa dessa!

Entre e bom remelexo!

  Texto: Leticia Sardenberg
Ilustração: Alexandre Rampazo

Um ótimo livro para conversar sobre os sentimentos de forma leve e lúdica. Fala sutilmente sobre a morte, o silêncio, a saudade, a busca, o encontro.

Olhar verdadeiro, interesse, escuta e respeito pelo outro, pode quebrar o gelo e fazer brotar esperança, nascer amor!

É lindo e comovente! Prendeu totalmente minha atenção até o fim, mergulhei na narrativa para entender e saber o desfecho.

Quando for inverno no seu coração, que você possa encontrar o verão!


  Texto:Sandra Lopes
Ilustração: Camila Carrossine


Um livro de poemas irresistível. Quem nunca se interessou por bichinhos de jardim? Toda criança já passou ou vai passar por essa fase.

O tema já é interessante e com rima fica mais ainda! Como as crianças gostam de descobrir as combinações e brincar com as palavras. Ouvem atentos e decoram com alegria.

As ilustrações retratam cenas que são comuns a algumas crianças: as quem têm essa vivência vão se identificar. 

Cada bichinho é uma graça, as imagens trazem delicadeza e sensibilidade.


  Texto:Gabriel Geluda
Ilustração: Pitucardi


Nessa obra a capa me chamou atenção pelas cores e desenhos, pensei em algo sobre diversidade. E acertei, trata das diferenças, sobre ser único e isso ser maravilhoso! 

Fiquei super animada, acho um conteúdo indispensável para trabalhar na escola, já que é um espaço privilegiado em que convivemos em grupo e com pessoas diferentes. Embora compartilhemos desse mesmo mundo e, muitas vezes, das mesmas coisas, compartilhamos diferenças!

As ilustrações são bem lúdicas e divertidas, traz outros mundos que dialogam muito com o imaginário infantil.

Viva o Multimundo!


  Texto e Ilustração: Luiz Silva

O título já me despertou interesse, trouxe algum mistério. E para minha surpresa essa é uma história sem texto, uma narrativa por meio de imagens.

As ilustrações são incríveis, a maior parte em preto e branco, cheias de movimento e muitas possibilidades de leitura. Me senti dentro do sonho! Chame a atenção das crianças em relação a arte presente em cada imagem, são repletas de informações e detalhes que favorecem a criatividade e a imaginação e outras são mais simples.

Convide as crianças a entrarem nos sonhos de Allan! Permita que elas vislumbrem além do que está óbvio em cada página; para cada leitor, novos aspectos serão percebidos.

Boa aventura!