sábado, 11 de outubro de 2014

GILDO E OS AMIGOS no banho, na piscina, no balde, na água!

 
   Autora e Ilustradora: Silvana Rando
   Editora: Brinque-Book
 
 
Essa é uma coleção encantadora! São três títulos com textos e momentos na maioria das vezes conhecidos pelas crianças: a escola, o jardim e a praia. O simpático elefantinho compartilha momentos de diversão com os amigos em diferentes lugares.
 
Nas três histórias Gildo encontra os amigos, eles se divertem e vão embora juntos. Há uma estrutura na qual as crianças podem notar e antecipar, pois Gildo sempre encontra os amigos na mesma ordem:  primeiro Paulo, depois Verinha, João e por último Catarina. O texto também repete o nome de todos os personagens a cada um que surge e ao término da história.

Essa estrutura contribui para melhor memorização e compreensão do texto, assim as crianças começam a participar mais dos momentos de leitura e até imitar o adulto como se estivessem lendo (o que normalmente já acontece) apoiando-se na repetição desses elementos.
 
O livro é feito de plástico, então é possível levar Gildo no banho, na piscina, na praia, no parque, na água...
  
 
  
Você conhece a primeira história de Gildo lançada em 2009?
 
 
Gildo é muito corajoso, mas existe uma coisa que o deixa apavorado: a noite anterior a uma festa de aniversário! Porque será?
 
Este livro é muito bacana para conversar com as crianças sobre o medo. Trata de maneira simples este assunto que é muito comum entre os pequenos.
 
Ao ler essa história as crianças se sentem a vontade para falar sobre seus medos e como lidam com eles.
 
As ilustrações são cativantes e divertidas, foram premiadas pelo Prêmio Jabuti de literatura infantil em 2011.